©2019 by Fundação Pauleta.

SOBRE PEDRO PAULETA

Pedro Miguel Carreiro Resendes, “Pauleta”, nasceu a 28 de Abril de 1973, na freguesia de S. Roque, na ilha de S. Miguel, nos Açores.

Começou a jogar futebol na equipa da Comunidade Jovem de S. Pedro com ainda 8 anos de idade.
Posteriormente representou o União Micaelense e, quando juvenil, transitou para o Santa Clara.

As boas exibições levaram-no a um período experimental no Benfica. As saudades da família impediram-no de ficar no clube da Luz.

De regresso ao Santa Clara, voltou a chamar a atenção dos responsáveis pelos grandes clubes portugueses. Foi a vez do Futebol Clube do Porto. Jogou uma época (1990/91) nos juniores. O clube azul e branco pretendia o empréstimo ao Rio Ave, mas Pauleta preferiu regressar ao Santa Clara.

Neste período representou a selecção nacional de juvenis sob a orientação de Carlos Queiroz.

Ainda com idade júnior, actuou na equipa sénior do Santa Clara, que participava no campeonato da Terceira Divisão.

No final da época deu-se a transferência para o Operário. Jogou no clube da vila da Lagoa nas épocas 1992/93 e 1993/94.

Em 1994/95 mudou-se para o Sport Angrense. Problemas financeiros no clube de Angra do Heroísmo trouxeram-no de volta à ilha de S. Miguel, jogando no União Micaelense.

Foi sempre o melhor marcador das equipas por onde jogou.

No final da temporada recebeu um convite para acompanhar o Estoril a Cabo Verde. Era um teste às suas capacidades para um eventual ingresso no clube. Ao apontar vários golos o treinador Carlos Manuel aprovou a sua entrada na equipa. Era uma oportunidade de sair da Terceira Divisão e jogar na Liga de Honra.

Na primeira época marcou 19 golos. O suficiente para o Belenenses tentar a sua contratação. A surpreendente falta de acordo acabou por favorecê-lo. O treinador João Alves integrou-o no contingente português do Salamanca.

Foi a “rampa de lançamento” para uma carreira imaculada.

Jogou no Salamanca  – Espanha  (1996/97- II Liga e 1997/98 I Liga), no Deportivo da Corunha – Espanha (1998/99, 1999/00), no Bordéus – França (2000/01, 2001/02 e 2002/03), e no Paris St. Germain – França (2003/04, 2004/05, 2005/06, 2006/07, 2007/08).